Distro para os amigos

Muuuito resumidamente, uma distribuição não é mais que uma conjunto de software associado ao kernel do Linux, ele próprio também software se observarmos o sentido lato da coisa.

Mas porque existem tantas distribuições? Bom aparentemente porque sim, porque pode ser. A forma como Linux foi criado permite-o e essa é uma das suas características. Mas lá que torna a escolha de uma distribuição difícil, isso torna.

Parece-me possível que um qualquer grupo de talentosos amigos se junte numa Sexta-feira à noite, e depois de uns copos valentes emergem Segunda com uma distribuição na mão. Para a maioria das pessoas, as chamadas pessoas normais, tal abundância de escolha pode ser prejudicial. Fica-se sem saber o que escolher tal a variedade de opções, versões de Kernel, ambientes gráfico e tudo mais que pode ser configurado. Parece não haver um caminho bem definido na escolha de uma distribuição (distro para os amigos) perante uma dada utilização especifica de um computador. Os menos resistentes poderão desistir facilmente.

Um bom local para começar é o site distrowatch.com onde o top de distros mais usadas nos dá uma orientação sobre o que escolher.
Eu mandei o top às urtigas e escolhi o Lubuntu 16.04 para (re)começar!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s