Update/upgrade

Se há coisa que não compreendo é porque razão ao fazer um download de uma versão do que quer que seja sou imediatamente “obrigado” a fazer uma actualização. Para mim não faz sentido. Isto é algo transversal aos ambientes Windows e Linux sobretudo nas aplicações que uso. O que leva-me a falar do comando apt-get upgrade e update.
Explicado à minha maneira, o primeiro faz o download das versões mais recentes de tudo o que temos no sistema e que possa sofrer update. O segundo, o update, instala esse software à ultima versão disponível conforme o download feito no upgrade. Os comandos são os seguintes:

sudo apt-get upgrade

sudo apt-get update

De referir que o “sudo” apenas é necessário caso não tenham as permissões necessárias para executar estes comandos. Ele atribui permissões de superuser ao vosso user, sendo apenas necessário a autenticação com password. Uma nice feature que aumenta a segurança do sistema.

Para dizer a verdade acho excelente esta forma de actualizar o sistema até porque são actualizadas também as dependências (software necessário para fazer funcionar as aplicações que utilizam e esão a ser actualizadas).

Humm…Isto leva-me a questionar…Será que já estou a gostar mais do Linux?

Leave a Reply

